ALCOOL E CAPOEIRA

Uma dose de uísque (50 mililitros), assim como a mesma medida de vodca ou cachaça, equivale a 20 gramas de etanol, álcool puro. (Nas mulheres o efeito correspondente é duas vezes maior.)
Uma garrafa pequena de cerveja ou 100 mililitros corresponde a 4 gramas de álcool puro. (Nas mulheres o efeito correspondente é duas vezes maior.)
O álcool se distribui na água do corpo humano e não na gordura, como geralmente se pensa. A mulher tem proporcionalmente muito mais gordura corporal que o homem e conseqüêntemente menor proporção de água total no organismo, pelo que o alcool se dilue menos no corpo da mulher. Os homens têm uma enzima capaz de metabolizar o alcool no estômago metabolismo, que as mulheres não possuem. Portanto, os homens podem começar a modificar as moléculas do alcool no estômago, enquanto nas mulheres este processo só poderá ser iniciado com a chegada do alcool aos intestinos, dotados em ambos os sexos do mesmo enzima, o que agrava as conseqüências da ingestão do alcool.

Consumido até 2 doses por dia
o alcool poderá provocar os seguinte efeitos:

  • Aumento do HDL, o colesterol bom que ajuda a limpar as artérias do acúmulo de gorduras. Pesquisas feitas com mais de 22 000 homens ao longo de dez anos pelo Boston’s Brigham and Women’s Hospital,
    nos Estados Unidos, revelaram que os que consumiam um drinque por dia corriam 21% menos riscos de doenças mortais que os abstêmios. Tal dosagem alcoólica no organismo diminuiria o risco de ataque cardíaco entre 25% e 40%.
  • Uma pesquisa feita nos Estados Unidos com 40 000 homens com idade média de 40 anos, bebedores de duas a quatro doses por dia, revelou que 40% deles mostravam menos riscos de desenvolver diabete. A bebida, ingerida com as refeições, faria o corpo utilizar de maneira mais eficiente a insulina, o hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue.

A ingestão maior que 30 (trinta) gramas de álcool diariamente
acarretará conseqüências graves no futuro!

  • Em um homem de 70 quilos, o nível de álcool no sangue, chamado BAL (blood alcool level), de uma dose de bebida é algo ínfimo como 0.016 e quase não se nota.
  • Entretanto, a partir de uma dose e meia de bebida alcoólica entretanto, há prejuízo no reflexo dos motoristas, que perdem o poder de crítica, realizam manobras incorretas, perdem a noção de velocidade, tempo e profundidade.
  • A segunda e a terceira dose
    • aumentam as chances de osteoporose (os níveis da principal proteína da matriz dos ossos caem cerca de 80% logo após a ingestão da segunda dose);
    • degeneram o fígado,
    • corroem a mucosa do esôfago e
    • impedem a absorção das vitaminas B1, B12 e C.
  • O alcool é um poderoso diurético ,
    • mais de duas doses (de 30 militros) de uísque ou duas taças (de 100 mililitros) de vinho conseguem remover até 2% de água do peso total do corpo humano,
      podendo provocar cefaleia e outros sintomas.