PARTIDO DEFENSOR DO APARTHEID ANUNCIA FIM

  • -

PARTIDO DEFENSOR DO APARTHEID ANUNCIA FIM


http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI507780-EI294,00.html

Sábado, 9 de abril de 2005, 23h06 

Acessado em 10/4/2005 08:27


Ø      O Novo Partido Nacional (NPN) anunciou que vai deixar de existir na África do Sul. O grupo é o sucessor do Partido Nacional (PN) que introduziu e manteve o regime apartheid na África do Sul por mais de 40 anos.

Ø      A decisão de acabar com o NPN foi tomada após uma derrota humilhante nas últimas eleições gerais no país.

O conselho federal do NPN decidiu por 88 votos contra dois que o grupo político será desativado.

Ø      O líder do partido, Marthinus van Schalkwyk, pediu desculpas pelos anos de segregação racial sob o apartheid, o qual classificou de "um sistema baseado na injustiça".

Ex-rival

No último pleito da África do Sul, o NPN obteve apenas 2% dos votos, o equivalente a sete cadeiras no Parlamento. O resultado desfavorável levou o partido a procurar o apoio de um ex-rival, o Congresso Nacional Africano (NCA), que venceu as primeiras eleições multirraciais após o fim do apartheid.

Van Schalkwyk, que é atualmente ministro do Meio Ambiente e do Turismo, disse que o fim do partido representa a contribuição do mesmo para finalmente exterminar a divisão da alma da África do Sul.

O Partido Nacional, que precedeu o NPN, chegou ao poder em 1948, mais de três décadas após a sua formação. O grupo comandou um sistema racista e opressor até 1994, quando eleições democráticas realizadas pelo último presidente do partido, Frederik de Klerk, levaram o PN a participar de um governo de partilha. Em 1996, no entanto, o grupo se retirou do acordo e formou uma aliança com o principal partido de oposição, O Democrata, que também não deu certo.

Desde então, o NNP tem enfrentado um verdadeiro caos político. O partido deixa de existir formalmente após as eleições regionais das quais não participará.

Fonte: BBC Brasil

 



About Author

Angelo Augusto Decanio Filho

Angelo Augusto Decanio Filho, filho de Dr. Angelo Augusto Decanio e de Georgina de Barros Decanio, nascido em Salvador/BA/BR, em 12 de Fevereiro de 1923. Casado com Maria Isabel Pereira Decanio. Medico, Professor Universitário, Capoeirista. Aluno de Mestre Bimba desde 1938.

Links Patrocinados

Portal Capoeira Mobile

%d bloggers like this: