REGIONAL, ANGOLA E IUNA

A importância que Mestre Bimba emprestava ao "jogo" (componente lúdico) da capoeira é expressa pela obrigatoriedade dos "formados" executarem o jogo da Iuna como confirmação de sua qualificação como capoeirista.
Devemos realçar que o Bimba criou um método de ensino rápido, dinâmico e eficiente para os desprovidos da herança cultural dos africanos.
O aprendizado da capoeira obedecia a uma ordem natural:

  1. seqüência fundamental ou de ensino;
  2. seqüência de balões;
  3. acoplamento dos movimentos fundamentais à dinâmica dos toques do berimbau;
  4. treinamento dos movimentos e prática sob o toque do berimbau (sem acompanhamento de  cantos, palmas ou de outro qualquer fonte sonora, para que o aluno guardasse toda atenção ao comando da dinâmica corporal pelo ritmo-melodia do berimbau, que indica os momentos de ataque e assim ajusta os movimentos dos parceiro em lide;
  5. formatura;
  6. acesso livre e gratuito à prática em qualquer local de jogo de capoeira regido pelo Mestre Bimba, especialmente os treinos secretos; participação nas aulas do Mestre com guias ou contramestres; ressalvando-se os cursos de especializado em que o formado se apresentava como discípulo de nova categoria; direitos a que se acrescentava a obrigação de participar de todo jogo de Iuna em que estivesse presente.

Surge então o jogo de Iuna como galardão de todo capoeirista formado pelo Mestre Bimba, o seu diploma de formado exibido pelos movimentos coreográficos do jogo em baixo, comprovação de sua habilitação.
Destaca-se então a importância:

  • do balão aplicado, não combinado previamente como no esquete;
  • do jogo em baixo (prova de aptidão física, habilidade, esportividade e respeito ao ritual;
  • da demonstração de controle neuro-muscular, de perfeição da técnica e dos reflexos, além da obediência estrita ao ritual do jogo de capoeira.

Pelo que entendemos que a obrigatoriedade do "jogo de iuna" é a demonstração de que o praticante da Luta Regional Baiana era um capoeirista habil e capacitado para uso, quando indispensável, dos recursos da LRB em defesa da sua integridade física ou da sua honra. Assim sendo, a sua prática na roda é o retorno às suas legítimas raízes, o jogo de capoeira, conhecido atualmente como capoeira de angola, desde a introdução desta terminologia pelo Venerando Mestre Pastinha.