QUEIXADA, MEIA LUA DE FRENTE E ARMADA SOLTA

  • -

QUEIXADA, MEIA LUA DE FRENTE E ARMADA SOLTA


Na seqüência fundamental de ensino de Mestre Bimba encontramos agrupados estes três movimentos que apresentam um traço comum: o deslocamento em circulo dum membro inferior com outro conservando o apoio no solo.
Movimentos utilizam principalmente os músculo pelvi-trocantéricos e o controle do equilíbrio.
Há nos três movimentos o deslocamento do membro inferior que deverá atingir o objetivo aos 90o, porque a partir deste ângulo o pé começa a se afastar do alvo por motivos óbvios.
Na meia-lua de frente e na queixada, o fulcro do giro é a articulação do fêmur com a bacia, conservando a postura de frente (sem movimento giratório do eixo corporal) sendo prudente retornar imediatamente o membro inferior ativo ao solo após os 90o para não romper a continuidade do gingado e manter a guarda.
Considerando que o envelhecimento dos animais se faz sentir de maneira muito especial na junção pelvifemoral e nos órgãos da bacia, além da importância deste músculos na marcha e no equilíbrio em ortóstase, acreditamos que seja de grande importância seu desenvolvimento na mantença da aptidão física na terceira idade.
O giro rápido da armada-solta funciona tambem como um exercício para os canais semicirculares, pela mobilização da endolinfa no interior destes dutos, propiciando um instrumento para prevenção das tonturas, freqüentes nesta fase da vida.
Por todos estes motivos é que adotamos a seqüência básica, fundamental, de ensino, de Mestre Bimba, ao lado do gingado, como fundamento do método ideal de manutenção da aptidão física.



About Author

Angelo Augusto Decanio Filho

Angelo Augusto Decanio Filho, filho de Dr. Angelo Augusto Decanio e de Georgina de Barros Decanio, nascido em Salvador/BA/BR, em 12 de Fevereiro de 1923. Casado com Maria Isabel Pereira Decanio. Medico, Professor Universitário, Capoeirista. Aluno de Mestre Bimba desde 1938.

Links Patrocinados

Portal Capoeira Mobile

%d bloggers like this: